domingo, 14 de outubro de 2007

Feed Back Japan Experience 2007


Pregado pela maratona do final de semana, ainda sobrou um pouquinho de força para escrever esse Feed Back, sobre as apresentações no Japan Experience 2007.



O evento ocorreu conforme previsto, mas surgiram algumas alterações:
1 - Não aconteceu a primeira apresentação de sábado, pois surgiu um compromisso indadiável por parte dos palestrantes.
2 - Não aconteceu a palestra sobre o Chanko Nabe, porque o local não permitia.


Quanto aos pontos positivos do evento, posso destacar:
1 - Novamente a Cida, técnica da equipe da Nova Central - Guaianazes, com seus atletas foram a maior força deste evento. Compareceu com eles também um dos técnicos dessa equipe, Luciano Soares, que abrilhantou as apresentações com seu conhecimento.
2 - O Sr. Makiyama, juiz da Confederação Brasileira de Sumo, apresentou uma palestra memorável no Sábado, que, indiscutivelmente, fez os atletas crescerem muito.
3 - A apresentação destinada às garotas, apresentada pela atleta Luciana Watanabe com o auxílio da atleta Joice de Lima, ambas da equipe da Nova Central, foi ótima, tornando-se uma das grandes atrações de todo o evento.
4 - A palestra do Presidente da Federação Paulista de Sumo, Oscar Morio Tsuchiya, foi um dos pontos altos do domingo, apresentando com grande didática o panorama geral do Sumo. Sua palestra deveria ser apresentada mais vezes!
5 - No domingo também houve a apresentação do técnico da equipe Nova Central - Guainazes, Gilsom Repúlio, que possui uma didática impar para ensinar o Sumo.
6 - A presença do atleta da seleção brasileira de sumo 2007, Cássio Gomes, que apresentou um belo trabalho sobre o treinamento da equipe de Londrina/PR.
7 - Consegui vender mais algumas camisetas!!!


Como nem tudo na vida é perfeito, seguem alguns pontos negativos:
1 - Esperava mais atletas prestigiando o evento, afinal muitas das palestras foram destinadas a eles. Os que não foram, perderam uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre o Sumo.
Aí vai uma crítica, ainda temos muitos atletas que pensam que basta ganhar. O atleta de valor sabe muito mais que simplesmente lutar. Deve saber também ensinar alguém a lutar.
2 - O pessoal do evento colocou grupos de Taiko para tocar no hall principal do andar onde estávamos. Isso dificultou bastante nosso aproveitamento. Como o Taiko é bastante importante e requer cuidado especiais, como no transporte, sugeri que no próximo ano, fosse destinado um local especialmente para o desenvolvimento dessa atividade.
3 - Talvez por causa da disposição do evento (em andares), o movimento, pelo menos no andar em que estávamos, foi aquém do esperado.


No saldo, considero bastante positivo o evento, principalmente no que tange ao principal objetivo do JAPAN EXPERIENCE, que é fazer as pessoas experimentarem, entrarem em contato com a cultura japonesa. Mostramos o Sumo para muitas pessoas, e nossos atletas sentiram-se muito bem em participar do evento.

Preciso destacar perfeita organização desse evento , sendo que em nenhum momento ficamos na mão! Isso é ótimo, pois não é incomum ficarmos no sufoco para realizar algumas apresentações.

Para finalizar, gostaria de agradecer a todas as pessoas da CBS, incluindo os atletas que participaram, e à organização primorosa do evento!

Abraços!!!

Um comentário:

machocamacho disse...

Que buena demostración con video incluido!
Felicitaciones por la concurrencia!