sábado, 29 de dezembro de 2007

EL GOLPE DEL DRAGÓN

No dia 19 de dezembro deste ano rumamos para Buenos Aires, Argentina, para uma apresentação bastante especial, que aconteceria no dia 21 de dezembro, às 20 horas: a participação no evento "El Golpe Del Dragón". Trata-se de um show bastante grande, realizado no Luna Park, a maior casa de shows de Buenos Aires, uma espécie de Credicard Hall de lá. A imprensa local tratava de destacar que se tratava do Cirque de Soleil das Artes Marciais. Apresentaram-se quase 400 atletas de diversas modalidades, como o Taekwondo, Judo, Karate, Kenjutsu, Capoeira e outros.



Quem nos cuidou em nossa passagem foi Carlos Suarez, com seu inseparável amigo, senhor Fernando. Eles foram muito atenciosos e nos supriram de todas as nossas necessidades, e se tornaram grandes amigos!






Treinamos com alguns atletas argentinos na véspera do show e ensaiamos a apresentação. Participamos do churrasco de confraternização de fim de ano, um verdadeiro asado criollo, com muito chorizo (linguíça) e morcilla (choriço)! Ahn, não poderia me esquecer do choripan (pão com linguíça)! Os lutadores portenhos nos receberam maravilhosamente bem e nos divertimos muito! Destaca-se aqui que Luciana encontrou uma atleta para treinar, o que é ótimo, pois conhecemos bem a dificuldade de divulgar o Sumo entre as mulheres.

Nossa apresentação foi bem simples. Ingressamos no dohyo de plástico cedido pela Confederação Argentina de Sumo, fizemos chirichouzu, shiko (como os profissionais) e lutamos. Repetimos isso três vezes: na primeira, uwatenage; depois tsuridashi; e por fim, um golpe que parecia um tsuriotoshi. Simples, rápido e, principalmente, real, pois a maioria das modalidades que se apresentaram mostraram apenas atividades ilustrativas como, por exemplo, o quebramento de pedaços de madeira com pontapés e socos, o que, com todo o respeito às artes marciais, trata-se de inutilidade, "confete". Nós realmente lutamos, o que arrancou admiração de todos os esportistas que se apresentaram, que nos vieram cumprimentar logo após a apresentação.

O organizador do evento, senhor Carlos Suarez ficou bastante contente e já nos adiantou que em 2008 levará o evento para Córdoba, sugerindo que nessa ocasião convidará atletas brasileiros novamente.



Outro momento importante da viagem foi o jantar com o Sensei Soma, presidente da federação argentina de Sumo e vice-presidente da federação sulamericana de Sumo. Além de nos agraciar com a comida, nos presenteou com uma agradável conversa sobre o espírito do Sumo e sobre o futudo do Sumo no mundo e na Argentina. Mas a triste notícia era de que estaria se aposentando, deixando os cargos de que é titular para pessoas "jovens".


Por fim, gostaria de agradecer a todos da Confederação Argentina de Sumo e aos nossos novos amigos, senhor Carlos e Fernando!

Um comentário:

machocamacho disse...

Muy buena visita a la argentina, y un evento de artes marciales muy importante! Que bueno que la pasaron bien y disfrutaron del sumo y de Buenos Aires!
Nosotros en argentina estamos muy agradecidos por su visita, y hasta la proxima que sera pronto :-)