terça-feira, 13 de maio de 2008

DOCUMENTÁRIO - KAISEI

[Montagem feita pela alemã Martina Lanau]


Nosso grande amigo KAISEI ICHIRO (Ricardo Sugano) foi tema de um belíssimo documentário entitulado:

Mezase Hakuhou Asashouryu
~ Gaikokujinrikishi no mita tomozunabeya ~


Veiculado no FUJI TV (uma das maiores redes de televisão japonesa) no dia 24 de fevereiro de 2008.

Com quase uma hora de duração, o programa acompanhou por 600 dias a carreira do lutador, desde que saiu aqui do Brasil até atingir o Makushita, mostrando como vem vencendo os dramas e as dificuldades dentro e fora do dohyo.

Depois de assistir o documentário percebi que, apesar de belíssimo, cometia uma grande injustiça, que procurarei de certa forma consertar aqui.

Não se falou em momento algum da importâcia da presença do pai de Ricardo, ITIRO SUGANO, em sua vida como lutador.

Foi ele quem o trouxe aos treinos e o acompanhava em todos os campeonatos. Eu não me lembro de nenhum evento que Ricardo tenha participado que não estivesse ali seu pai dando apoio.

[Na partida para o Japão: Ricardo Sugano e Itiro Sugano]
Todos sabem que acho fundamental a participação dos pais na vida de um atleta. Em muitas ocasiões, defendendo essa minha tese, usava ele como exemplo: - Tá vendo, Ricardo está ficando forte porque seu pai sempre está junto!

É isso.

Abraços!

2 comentários:

Unknown disse...

Valeu Taka...
Muito linda a homenagem que fez ao Kaisei...
Fiquei chateada ao ver que nada foi dito sobre o pai no documento apresentado na Fuji TV. Essa é minha indignação, afinal de contas, só eu sei o quanto o pai desse menino fez (acompanhando em treinos, campeonatos, apresentaçoes) para que ele pudesse estar no Japão hoje. Um dia quem sabe será reconhecido.

Adriana

TAKA disse...

Pois é, né!
Por minha parte já está reconhcidíssimo!
Até mais!!!