sexta-feira, 9 de maio de 2008

SUMOTORIS LENDÁRIOS: MAINOUMI


Nada de Asashouryu, Hakuhou, Takanohana, Musashimaru ou Akebono. Para mim, o maior lutador de Sumo é Mainoumi.

Seu verdadeiro nome era Nagao Shuhei, estudante de ciências econômicas na Nihon University (a tão famosa Nichidai). Já tinha conquistado importantes vitórias nos campeonatos nacionais, mas sua vontade era tornar-se professor. Resolveu entrar no Oozumo em homenagem a um grande amigo que nutria o sonho de ser lutador de sumo, mas que morrera sem ao menos poder tentar realizar a vontade.

Acontece que Shuhei não tinha os requisitos mínimos para adentrar no Sumo profissional (naquela época era necessário ter no mínimo 1,75m e 75kg). Quanto ao peso, fácil! Bastava comer um pouco mais... Mas e a altura? Tinha apenas 1,70m! Decidiu então tomar uma decisão drástica: Implantou uma prótese de silicone na cabeça.

Pois bem, apesar baixinho e magrinho (em toda sua carreira não conseguiu atingir os três dígitos), chegou ao Komusubi, derrotando adversários pesando quase o dobro de seu peso. Ganhou o "Ginousho" (prêmio de atleta mais técnico) cinco vezes!

Na verdade, acredito ser bastante oportuno falar deste lutador, para lembrar que o Sumo é um esporte absoluto, assim como qualquer outra arte marcial no Japão, ou seja, não há divisão por peso ou tamanho.

Nas artes marciais, aprendemos que o que faz uma pessoa forte, vencedora, não é o tamanho ou a força física, mas o encontro e a harmonia de três fatores: "SHIN", o coração, o sentimento, o estado de espírito; "Gi", a técnica; e "Tai", a força física.

É por isso, portanto, que surgem lutadores como Mainoumi, que por ser muito menor que seus adversários, melhoram a técnica e fortalecem o estado de espírito para vencer.

Seguem alguns bons vídeos:

MAINOUMI X MUSOUYAMA (AKI 1993) - Shitatenage

MAINOUMI X MUSOUYAMA (NAGOYA 1994) - Kirikaeshi

MAINOUMI X MUSASHIMARU (HARU 1992) - Sotogake

MAINOUMI X TAKANOHANA (NAGOYA 1994) - Kirikaeshi

MAINOUMI X KAIO (NATSU 1994) - Tottari

MAINOUMI X KITAKACHIDOKI - Hassoutobi no tachiai e Uchimuso

MAINOUMI X AKEBONO - Mitokorozeme

Abraços!

4 comentários:

Unknown disse...

Ow!! Dahora esse tal mainoumi. Devia ser muito emocionante assistir suas lutas.
abraço
Ken

TAKA disse...

Pois é... Esse cara era muito bom. Pena que o Sumo profissional de hoje não tem bons lutadores como ele.
Abraços!

Valentina Gulodices disse...

Ola Willian.
Sou de um jornal de Curitiba (PR) e estou fazendo uma reportagem sobre sumô. Vc poderia, por favor, enviar seu telefone para o meu e-mail (priscilabueno@hotmail.com) para que eu entre em contato com vc? Aguardo retorno.
Abs e obrigada,
Priscila

Reginatto disse...

Olá Willian, seu blog é muito bom! Visito diariamente e sempre encontro algo novo e interessante.
Sou de Porto Alegre e moro na Argentina. Sou praticante de Sumô.
Abraço!