sexta-feira, 11 de julho de 2008

CAMPEONATO REGIONAL SANTO AMARO

[Primeiros colocados na categoria Mirim C]

[Monoi: Juízes decidem luta controversa]

No último domingo, dia 06/07 tivemos o tradicionalíssimo campeonato regional de Santo Amaro, no bairro de Colônia, zona sul de São Paulo. No sábado eles fazem o torneio da casa, somente com as associações que formam a equipe de Santo Amaro e no domingo participam as equipes convidadas.

No passado o evento do primeiro dia era assombroso de tão grande! Cada uma das associações daquela região tinha uma equipe de Sumo! João Branco, Cipó, Represa, Colônia, Casa Verde, Showa... Só para citar os que ainda me lembro. Os mais velhos dizem que eram mais de dez equipes só na zona sul de São Paulo!!!

Pois bem, foi mais um belíssimo campeonato! E, repetindo a forma que relato os campeonatos, vou listar os pontos altos do evento, conforme se segue:

1 - Logo pela manhã, as pesquisadoras da faculdade de nutrição da Universidade São Camilo, já bastante conhecidadas de nós, vieram recolher sangue de alguns atletas para dar continuidade à pesquisa que estão desenvolvendo junto aos praticantes de Sumo! Participaram da coleta: Takahiro Higuchi; Yoshihiro Higuchi; Hélio Uehara; Marcelo Santos (Gaguinho); Leandro Monma; e Sérgio Gomes.



[Onde a diretoria está reunida sempre tem comida boa]



[Porco com sumiso!]


[Tonjiru]

2 - Os tradicionais acepipes servidos para a diretoria são sempre especiais, mas neste ano, consegui fugir de meu posto e, sorrateiramente, filar alguma coisa! Estava demais! Pedaços de porco com sumiso (pasta de soja temperada), tonjiru (sopa de porco) e sashimi!



[Rafael Sugano em ação]

3 - O fotógrafo Rafael Sugano veio registrar o evento em suas lentes!



[A nova geração e a antiga dividindo o dohyo! Metáfora da integração entre Brasil e Japão!]

[Luta entre os campeões de Santo Amaro]


4 - Aconteceram duas lutas especiais, a primeira entre o nonagenário presidente da União das Associações de Santo Amaro e o primeiro rokusei (sexta geração) do Brasil. A outra luta, entre dois campeões veteranos da equipe de Santo Amaro.

5 - Dentre as lutas, acredito que o maior destaque, desta vez, foi dos adultos, que estava disputadíssimo. Todos apresentaram ótima forma, mostrando que o brasileiro deste ano será animadíssimo. Destaco: Zenichi Kubagawa (ABC); Leandro Monma (SA); Sérgio Gomes (N); e Yoshihiro Higuchi (SP) que foi o campeão da categoria.

6 - Dentre as mulheres, a atleta Ana Cláudia Gomes (N) foi campeã novamente, ou seja, dos quatro campeonatos regionais deste ano ganhou todas, firmando seu favoritismo ao título nacional.

Infelizmente tivemos uma notícia triste. A atleta Rafaela da Cruz, da Norte, que havia ganhado em sua categoria no torneio de Salto, fraturou a cravícula e sua presença no brasileirão é incerta. Se a ausência se confirmar, trata-se de uma perda terrível, pois é uma das favoritas ao título. Estamos todos torcendo pela melhora!

É isso!

Grande abraço a todos!

Nenhum comentário: