quinta-feira, 30 de julho de 2009

COMENTÁRIOS AO BRASILEIRÃO

Seguem aqui algumas fotos e os meus comentários ao brasileirão 2009. Todos os atletas estão de parabéns e merecem alguma menção minha, mas vou citar apenas alguns, pois seria impossível citar a todos.

1 - O lutador Matheus Cruz (N) sagrou-se campeão da categoria mirim mostrando um Sumo bastante técnico e forte. Acompanho seu desempenho desde quando começou e posso dizer que é uma das maiores promessas do Sumo brasileiro.


2 - A equipe do infantil do Paraná fez bonito, conquistando o bicampeonato. Destaque para Ruy de Sá Júnior, que foi campeão também no individual.


3 - Tanto no individual como no torneio por equipes do juvenil, o favoritismo dominou: só deu Santo Amaro. Não canso de elogiar o esforço e dedicação destes atletas. O adulto do ano que vem promete!

4 - A equipe do feminino foi vencida pela equipe do Paraná. O destaque fica para as irmãs Jaqueline e Janaína, do Paraná, que representaram o Brasil nos mundiais de 2007 e 2008, respectivamente. Jack luta um oshizumo rápido, sendo o tsukidashi seu principal golpe; já Jana luta yotsuzumo, predominando o yorikiri.

5 - No feminino mirim, Rafaeli (SO) venceu Joice (NC), que vinha numa onda de ótimas vitórias e conquistou o tão querido título!

6 - No feminino leve, Luciana Watanabe (NC) foi campeã vencendo Ednéia Kitabayashi (SA) na final. As duas mostraram um belo Sumo, mas ao final pesou a experiência da agora heptacampeã brasileira. Ambas lutam de modo parecido, dando preferência para golpes grandes, como o uwatenage, por exemplo.

Luciana conquistou ainda a segunda colocação na categoria absoluto, mostrando que tamanho não é documento!
7 - No feminino médio, venceu Juliana Medeiros (SO), enfrentando na final Fernanda Rojas (SO), atleta da Seleção Brasileira do World Games 2009. A atleta mudou seu estilo de luta, sendo mais rápida e agressiva na saída, o que deu ótimos resultados.
Outra boa novidade foi o retorno de Sanuza Chagas (NC), que voltou ao Sumo depois de alguns anos, onde concentrou-se em colocar alguns projedos de vida em dia, como ter um filho!

8 - No adulto por equipes, deu Sudoeste, vencendo a forte equipe do Rio Grande do Sul na final.

9 - No leve, Namersom Tibúrcio (SO) foi o campeão, lutando muito bem, mas é preciso elogiar Leandro Monma (SA), que lutou de mosdo espetacular, perdendo na final de modo controverso.
Outro destaque foi a presença de Kaneyoshi Ueno (RGS), o mais veteranos dos atletas presentes no campeonato, que chegou nas quartas de finais, aplicando golpes lendários que acostumei a ver quando criança.

10 - No médio, um duelo de gigantes na final: Carlos Rauch (RGS) contra Alan Galvão (SO).

11 - Por fim, consegui finalmente unificar os títulos do pesado e absoluto. Um sonho que tenho nutrido desde que subi para o adulto! Obrigado a todos pela torcida!


Abraços!!!

Nenhum comentário: