quarta-feira, 18 de julho de 2012

SUMOTORIS LENDÁRIOS (2): ISHINRIKI KOJI

Ishinriki estreou no Ozumo em março de 1976. Onze anos mais tarde, foi vice-campeão do Makushita, com apenas 1m76cm e 85 kg! Ficou no Jyuuryo de maio de 1987 até julho de 1990, conquistando dois vice-campeonatos, apesar do pouco tamanho!

Depois da aposentadoria, ingressou no Pro-Wrestling japonês, fazendo muito sucesso também!

Nas artes marciais dizemos que o lutador se sustenta num tripé: Shin (coração, espírito guerreiro) - Gui (Técnica) - Tai (corpo, força física). Se não em algum ponto desse tripé temos deficiência, podemos melhorar os outros dois para equilibrar a balança e vencer!

Ishinriki compensava sua falta de tamanho e, consequentemente, força física, com muita habilidade, velocidade e espírito guerreiro. Em suas lutas era possível sentir sua garra e determinação ao enfrentar lutadores muito maiores.

Sua luta, bastante rápida, baixa e habilidosa fazia a platéia aplaudir de pé! Sem dúvida um lutador lendário e que mostrou que tamanho não é tudo quando se tem talento, habilidade e força de vontade!

No vídeo abaixo, algumas das vitórias mais emblemáticas:


Neste vídeo, mostra Ishinriki enfrentando três lutadores que mais tarde virariam grandes Yokozuna! Ele vence de Akebono, perde de Takanohana (acabou puxando o cabelo e foi desclassificado) e derrota Wakahanada:


Mais algumas lutas. Entre elas, contra o gigante Mitoizumi. De bônus, no final tem uma luta entre Kotonishiki e Kyokudozan

Um comentário:

Marcio disse...

Ótima postagem!
Gosto de lutadores que digamos "fogem a regra" do a grande massa tem como estereótipo, no caso do Sumô que um lutador tenha que pesar 200 kg e medir 2 metros. Mostram que o Sumô é para todos e ainda provam que não existe nada impossível quando se tem vontade e se sabe o que quer.
Impressionante também a quantidade de lutadores de Sumô no Pro-wrestling, mesmo alguns com uma pequena participação no Sumô.