terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SEMINÁRIO DE SUMO NA VENEZUELA

Desde o ano passado a FEVESUMO - Federação Venezuelana de Sumo - estava pedindo para que eu e Luciana fossemos para a cidade de Maracay para ministrar alguns seminários e conhecermos a cidade candidata a sediar o Sulamericano 2014. Só conseguimos sincronizar nossos cronogramas agora e partimos para Venezuela para uma curta troca de experiências entre 16 de 19 de fevereiro últimos.

Maracay, situada a cerca de 125 km de Caracas, não só é a capital do Estado de Aragua, mas a sede do Sumo na Venezuela. Logo que chegamos, fomos recepcionados por Cesar Arteaga e Milaidy Chirinos, que nos levaram diretamente para um ginásio onde estava terminando um treinamento liderado por Juan Castro, o Papa.



Ficamos impressionados com a quantidade de pessoas. Eram quase sessenta, entre atletas, técnicos e dirigentes. Abel Franco - presidente da FEVESUMO -  Jose Castro e Jose Rodrigues (o paizão de nosso amigo Guili) nos apresentaram ao grupo e, na sequência, fomos jantar. Muito providencial, pois eu e Lu estávamos morrendo de fome! Havíamos tomado um ótimo café da manhã, mas nosso almoço fora apenas um lanche horrível da Varig/Gol.


Foi um momento fantástico, onde fomos introduzidos à vigorosa e saborosa cozinha venezuelana, trocamos muitas idéias sobre o futuro do Sumo na América do Sul e também em âmbito Panamericano. A FEVESUMO tem projetos audaciosos de expansão do Sumo: em 2015 esperam que 20 dos 23 estados do país estejam praticando!

O modelo deles impressiona pelo apoio que tem do governo. É óbvio que existem problemas no país, assim como qualquer país da América do Sul, mas o apoio do governo Chaves aos esportistas é de ficar de queixo caído. Os atletas de alto rendimento recebem bolsa; os treinadores, salário; aqueles que mostrem resultado, casa; o governo paga TODAS as despesas em competições internacionais... E por aí vai.  Confesso que senti um quêzinho de inveja...

Não vou usar meu blog para divulgar opiniões políticas. Mas posso traduzir minha postura com uma frase citada num dos jantares por José Rodrigues: "Los amigos de mis amigos son mis amigos...". O melhor amigo do Sumo na Venezuela é Hugo Chaves, então...

Olha o tamanho do prato!

Nosso cronograma seria então: dois treinos no domingo e um treino na segunda pela manhã. Depois nos levariam para conhecer, num bate e volta, Ocumare de La Costa, a belíssima praia no mar do Caribe.

Quando disse ao Sr. Kosaka, vice-presidente da FEVESUMO que os lutadores venezuelanos tinha muita força, de bate-pronto respondeu: - É porque comem arepas! Segui a dica e todos os dias tomei o sobstancioso café da manhã criollo com arepa.

Numa rápida observação, percebi que estavam precisando de uma formação mais sólida quanto aos fundamentos do Sumo. Eu sempre bato nessa tecla e muitas vezes sou ridicularizado por conta disso até por companheiros de equipe. A verdade é que eu levo a sério a teoria de que uma construção sólida não se sustenta em uma base fraca. 



Deste modo, comecei o seminário do zero, desde a forma de dobrar o mawashi e colocá-lo, passando por nossos exercícios fundamentais, como Shiko, Koshiwari (de várias formas), Matawari, Flexão de cotovelos...; motagem do treino; Deashi e a caminhada no Sumo; dinâmica da luta;  cumprimentos e Chirichozu; posicionamento de pés, braços e troncos...

Como eles estavam lutando apenas o oshizumo (empurrando e puxando), passei para eles também as posições agarradas - Yotsu e Monosashi - com as respectivas trocas de posições e cortes de mawashi

Creio que é bastante importante começar a ensinar pelo oshizumo, mas vejo não acho certo que o lutador deva se limitar a isso. Tenho a impressão que é a postura das academas de Sumo profissional em insistir nesse tipo de luta que faz o Ozumo atual ser tão sem-graça, dando espaço para que as lutas dos mongóis - com mais gingado, traquejo e habilidade - tenham destaque. 







Comemoramos o aniversário de Ofélia Barrios! Vocês sabiam que eles têm um "parabéns para você" muito mais legal que o nosso?

Esse aquecimento eu não conhecia...

Eles estão fazendo mawashi verde de boa qualidade


Na tarde de segunda-feira, conhecemos a belíssima praia de Ocumare de La Costa. É o local onde planejam fazer a festa de encerramento do Sulamericano se escolhidos para sediar em 2014. A estrada que leva à praia é medonha, mas a vista... Vale a viagem.




Na volta, não podíamos deixar de ter uma sessãozinha de Sumo na beira do rio! Com o atual Campeão Sulamericano Pesado, o Papa!

 



Nossa passagem pela Venezuela foi fantástica por muitos motivos. Mas principalmente serviu para abrir nossas cabeças e também para dar um gás! A participação da Venezuela é uma injeção de sangue novo com novas idéias e metas. Luciana e eu voltamos super empolgados!


Agradeço a amizade de todos os hermanos venezuelanos, em especial a Abel Franco, José Rodrigues, Cesar Arteaga, Jose Castro, Castellanos Matheuie, Juan "Papa" Castro, Milaidy Chirinos, Maria Yemaya, Ofelia Barrios, Nathaly Castillo e Guilherme Rodrigues.

Agradeço ainda a sempre presente Luciana Watanabe, que se firma como uma das principais difusoras do Sumo no Brasil e, agora, no mundo. 

Ahn, antes que me esqueça, além de minhas fotos, postei aqui algumas que foram surrupiadas nos perfis do facebook da ASOSUMOARAGUA - Associação de Sumo do Estado de Aragua - da FEVESUMO e de Luciana Watanabe.

Nenhum comentário: