PERGUNTAS E RESPOSTAS

Para a alegria dos universitários que deixaram para fazer o trabalho no finalzinho do prazo e para todos aqueles que querem conhecer um pouquinho mais sobre o Sumo, seguem algumas das perguntas e respostas mais frequentes!

O QUE É SUMO?
Sumo é o esporte nacional japonês, arte marcial símbolo de dedicação, competitividade, força, destreza, honradez, respeito... De tudo o que o povo do sol nascente mais preza. 

QUAIS SÃO AS REGRAS DO SUMO?
Ganha aquele que tirar o adversário para fora do círculo que delimita o dohyo ou que derrubar ao chão. Simples assim. E também são proibidos tudo aquilo que vá machucar propositalmente o adversário, pois no Sumo tudo acontece aos pares: é por termos um adversário que podemos treinar e ficar fortes.

São proibidos: 

a) Soco, pontapé, joelhada, dedada, cotovelada...
b) Puxar cabelos, enfiar dedos nos olhos, dobrar os dedos do adversário...
c) Enforcar o adversário, abraçar entrelaçando os dedos...
d) Segurar na parte do mawashi que fica na vertical.
e) No amador, alguns golpes: Kawazugake, Sabaori e Harite 
f) Ao vencer, comemorar excessivamente ou humilhar o adversário
g) Utilizar gargantilhas, anéis, brincos, pulseiras, chapéus, perucas, etc durante a luta

EXISTEM LIMITAÇÕES PARA A PRÁTICA DO SUMO?
Qualquer um pode praticar Sumô. Não há limites físicos, etários ou étnicos.

EXISTE SUMO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS?
Por ser um esporte de certo modo simples e de fácil assimilação, alguns profissionais de Educação Física estão tendo adaptá-lo para pessoas com mobilidade reduzida, baixa visão/cegueira, surdez ou deficiência mental.
Ainda não existem centros de treinamento e competições exclusivas a estas pessoas.

É PRECISO SER GORDINHO PARA PRATICAR SUMO?
Aquela velha história o lutador obeso não passa de mito, afinal a própria palavra “obeso”, remete-nos à idéia de sedentarismo, o que obviamente não se aplica a atletas. Isso é bem provado quando se vê um treino de Sumo, tanto profissional quanto amador. Uma das barreiras mais grandes para a popularização o nosso esporte, a meu ver, é esse preconceito.

A mídia teima passar uma imagem falsa, ignorante e até ofensiva do Sumô: como um encontro brutal de massas gordas num espetáculo quase circense. Desprezam todo o valor cultural dessa arte milenar que, antes de tudo, é uma das raízes do povo japonês.

EXISTEM LUTADORES NÃO ORIENTAIS PRATICANDO SUMO?
Quanto à participação de não-nikkeis, é notável a presença deles. Algumas equipes são formadas exclusivamente por ocidentais. Numa visão ampla, pode-se dizer que se já não são a maioria, são ao menos iguais em número.

O QUE DEVO FAZER PARA PRATICAR SUMO?
Para praticar Sumô basta entrar em contato com qualquer uma das entidades filiadas à Confederação Brasileira de Sumô (CBS). Temos associações no Pará, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em 2014, em parceria com a Associação Nikkei do Rio de Janeiro, revitalizamos o Sumo no Rio de Janeiro.

QUE ROUPA DIFERENTE É ESSA QUE VOCÊS USAM?
O Sumo é praticado com uma faixa grossa feita de algodão (como um jeans grosso) que é enrolada na cintura e cobre as partes íntimas. Chama-se Mawashi e é a arma do lutador de Sumo. 

Os Mawashi utilizado no Sumo amador são feitos de algodão, a grande maioria brancos, e podem ser tingidos conforme o gosto do lutador, mas isso não é muito comum. Já no Sumo profissional, os de treino são de algodão, brancos para os sekitori e pretos para os demais; de seda colorida nos campeonatos para os sekitori e algodão preto para os demais.

No Brasil, os homens tem a possibilidade de escolher como lutar em campeonatos regionais: com a sunga ou sem. Em campeonatos estaduais e nacionais, exigimos o uso de uma sunga antes de colocar o Mawashi. Cada equipe tem uma cor determinada e os atletas que não estiverem devidamente padronizados sofrem sanções. 

Esse padrão brasileiro é mantido porque é uma característica impar. É para nós uma lembrança dos nossos antepassados imigrantes que tiveram a idéia de usar um short ou sunga antes de colocar o mawashi, pois tinham de improvisar utilizando sacos de arroz e outros materiais não adequados, pois rompiam com facilidade. Esses guerreiros do início do século passado fizeram um grande esforço para manter a tradição e deixar o legado para seus filhos e netos.  

Nos torneios internacionais ou o atleta luta sem sunga ou ultiliza aquela recomendada pela International Sumo Federation (ISF), mais comprida, semelhante aos shorts usados pelos ciclistas. 
As mulheres devem usar o macacãozinho (como aqueles usados pelas lutadoras de luta olímpica) e o Mawashi em todas as competições nacionais e internacionais.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SUMO AMADOR E O PROFISSIONAL (OZUMO)?
Na luta em si, as regras são as mesmas, no entanto elas são diferentes em alguns detalhes, principalmente no que se refere aos golpes proibidos. No segundo são proibidos o harite, que é o tapa lateral no rosto do oponente, e o kawazugake, em que um lutador derruba para trás o outro, enroscando sua perna na do oponente de forma inversa. 

A grande diferença entretanto está no modo de vida do lutador. É difícil para nós, brasileiros, admitir a diferença tão grande entre o amadorismo e o profissionalismo que existe no Sumo, afinal não temos nenhum esporte em que ocorra tal discrepância. No futebol, por exemplo, a diferença entre um jogador amador e profissional está no salário e em tudo aquilo que a riqueza pode trazer, mas no Sumo, isso é diferente pois não é só isso...

O mundo profissional é cheio de tradições e costumes, que mesmo no mundo do japonês moderno é difícil se ver, como o Mague (penteado), o Yukata (a roupa usada por eles), ou até mesmo as relações pessoais e regras sociais, como a questão da honra, do respeito ao mais velho, a hierarquia, etc. Um lutador profissional não pode se casar; ter filhos; e bens imóveis e alguns móveis; por exemplo, enquanto não se tornar um Sekitori.

EXISTEM CATEGORIAS NO SUMO?
Tradicionalmente, as artes marciais japonesas são praticadas sem limitação por peso. Ora, em uma guerra não se escolhem adversários e é isso que torna a prática interessante. A idéia de que o lutador de peso maior sempre leva vantagem não é muito inteligente e é entediante...

Tanto no masculino como no feminino, a Confederação Brasileira de Sumo (CBS)adota a idade como limite das categorias até o Juvenil. Para os adultos,  apenas os campeonatos seletivos para campeonatos internacionais existem divisões por peso. No Campeonato Brasileiro portanto, onde são selecionados os lutadores que representarão o Brasil nas competições internacionais, temos então as seguintes categorias: Mirim (até 13 anos) Infantil (13 a 16 anos) Juvenil (16 a 18 anos); para os adultos, categoria leve (85kg para homens e 65kg para mulheres); médio (85kg a 115kg e 65kg a 85kg); pesado (acima da 115kg e acima e 85kg); e absoluto (sem limite de peso).

No Sumo Profissional (Ozumo) existe o Ranking (Banzuke) que  lista todos os 800 lutadores profissionais, independentemente da idade ou do peso. As categorias do Sumô profissional são (da mais baixa para a mais alta): JyonokuchiJyonidanSandanme,  MakushitaJuuryo e Makuuchi. O Makuuchi é, por sua vez, dividido em: MaegashiraKomusubiSekiwakeOzeki e Yokozuna.

EXISTE ALGUM ÓRGÃO QUE REGULA O ESPORTE NO BRASIL?
Sim, a Confederação Brasileira de Sumo - CBS - regula a prática no país. É formado pelos órgãos de quatro estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará.

EXISTEM CAMPEONATOS DE SUMO NO BRASIL?
Sim, as associações costumam fazer torneios regionais anuais em seu dohyo; as federações fazem campeonatos estaduais anuais. e a CBS organiza o campeonato mais importante da modalidade, em julho, que segue firme desde a década de 50, pelo menos.

EXISTEM CAMPEONATOS INTERNACIONAIS DE SUMO?
Sim. Os campeonatos com a participação da Seleção Brasileira de Sumo são o Campeonato Sul-americano, Campeonato Mundial, World Games e SportAccord Combat Games. Nos demais campeonatos internacionais o Brasil não é representado (eventuais atletas brasileiros participantes destes campeonatos não são selecionados pela CBS, portanto não representam o país).

A forma de escolha dos atletas da seleção brasileira utilizada pela CBS é o mérito no Campeonato Brasileiro, ou seja, os primeiros colocados em cada categoria são convocados. Excepcionalmente são realizadas seleções pelo conselho técnico da CBS, mas isso só acontece em casos de extrema urgência.

EXISTEM LUTADORES BRASILEIROS NO SUMO PROFISSIONAL (OZUMO)?
Sim, o Brasil está representado hoje pelo lutador Kaisei Ichiro, conhecido por aqui pelo seu nome de batismo, Ricardo Sugano. Ele é atualmente o único (em 2000, o Brasil tinha 7 lutadores!), mas é aquele que conseguiu chegar mais alto no Banzuke (Ranking), sendo ídolo no Japão!

O BRASIL TEM SE DESTACADO NO SUMO PROFISSIONAL (OZUMO)?
Os lutadores brasileiros que mais se destacaram no Sumô profissional foram  o Ryudo (Go Ikemori), o Wakaazuma (Fernando Yoshinobu Kuroda),  Kuniazuma (Vander Ramos) e Kaisei (Ricardo Sugano). Eles conseguiram se tornar Sekitori, algo bastante importante para o Brasil, pois pouquíssimos lutadores conseguem tal façanha. Cerca de 90% dos lutadores profissionais abandonam a carreira sem chegar lá.

O BRASIL TEM SE DESTACADO NO SUMO AMADOR?
Sim, contamos com ótimos atletas, que já chegaram ao ponto mais alto do pódio. Foram campeões mundiais Cláudio Ikemori (peso leve masculino) e Fernanda Costa (peso pesado feminino).
Hoje a principal atleta em atividade é Luciana Watanabe, que obteve a inédita 2º colocação no último World Games.

Nenhum comentário: